"A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Ela é quimicamente representada pela 5-hidroxitriptamina (5-HT), sendo também frequentemente designada por este nome.

Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Apesar de serem poucos os neurônios no nosso cérebro com capacidade para produzir e libertar serotonina, existe um grande número de células que detectam esse neurotransmissor. Desse modo, a serotonina desempenha um importante papel no funcionamento do nosso sistema nervoso e existem numerosas patologias relacionadas com alterações na atividade desse neurotransmissor.

A serotonina parece ter funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite, entre outras. Diversos fármacos que controlam a ação da serotonina como neurotransmissor são atualmente utilizados, ou estão sendo testados, em patologias como a ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca e esquizofrenia, entre outras. Drogas como o "ecstasy" e o LSD "mimetizam" alguns dos efeitos da serotonina em algumas células alvo.

No sistema nervoso central, a serotonina tem um importante papel como neurotransmissor na modulação da raiva, agressão, temperatura do corpo, humor, sono, sexualidade, apetite e metabolismo.

Alguns estudos realizados revelaram que variações na região que promove o transporte de serotonina é responsável por até 10% da variação total das posturas relacionadas à ansiedade.

Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Neste caso, deve se administrar inibidores da recaptação de serotonina pelos neurônios, como no caso de medicamentos à base de fluoxetina, ocasionando numa maior disponibilidade deste neurotransmissor na fenda sinaptica."



Pois é... =)


About this entry


5 Pessoas praguejaram também:

  1. barbaraplanche 21 de novembro de 2008 às 03:02

    Lembro que há dois anos atrás eu tinha colocado serotonina em cozinhas o.o

     
  2. Larissa 21 de novembro de 2008 às 08:29

    isso exlica a alegria metal melódico :D

     
  3. Anneli Nobre 21 de novembro de 2008 às 22:14

    fluoxetina..uma companheira e tanto

     
  4. Juliano 23 de novembro de 2008 às 23:25

    Isso é falta de banana!

     
  5. Melro, John 24 de novembro de 2008 às 11:25

    fazer sexo faz bem as vezes...

    auhauhauhauha